09/03/2018

MAÇÃ/CEPEA: Aumento na oferta limita altas no Sul

Gala apresenta leve valorização em São Joaquim

Por Lavínia Morais, Isabela Luiz e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
MAÇÃ/CEPEA: Aumento na oferta limita altas no SulVer fotos

Piracicaba, 09 - Nesta semana (05 a 09/03), a maçã gala graúda Cat 1 registrou média de R$ 61,75/cx de 18 kg na região de São Joaquim (SC), valor 2% superior ao da semana anterior. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, apesar do aumento de preços não só na serra catarinense como também nas demais regiões produtoras, o mercado se manteve lento por conta da elevada concorrência. Pequenos produtores, que não têm a possibilidade de uso de câmaras frias para uma armazenagem mais duradoura e que apresentam leves problemas de qualidade nas frutas, comercializam grande parte do volume produzido, pressionando os valores. 

A expectativa é de que as cotações passem a reagir efetivamente no mês de abril, quando o volume destinado às exportações deve ser superior. É importante destacar, também, que o cenário de vendas da gala da safra 2017/18 tem refletido a dificuldade dos produtores na recuperação da “super safra” passada, que prejudicou a rentabilidade do mercado de maçãs. A dificuldade de capitalização, a alta taxa de juros e calibres miúdos das frutas podem limitar os maleicultores em obter um reequilíbrio.

Fonte: hfbrasil.org.br

Tags: Cepea, cotações, gala, HF Brasil, Maçã, oferta, preço, safra 2017/18, são joaquim, Sul

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui