×
Batata
Outubro 26, 2017
HORTIFRUTI/CEPEA: Surgimento da indústria de batata processada no BR
Bem Brasil lidera o segmento de pré-fritas no País

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Surgimento da indústria de batata processada no BR Ver fotos

Piracicaba, 26 – Diante de crescimento do consumo da batata industrializada no Brasil, produtores decidiram realizar uma nova empreitada no final de 2006, inaugurando a primeira processadora de batata pré-frita do País, em grande escala: a Bem Brasil. No início, o empreendimento tinha como objetivo o processamento da produção dos próprios sócios. Com o passar do tempo, porém, a propriedade concentrou-se em um único dono e, aí, para atender à crescente demanda, a empresa começou a comprar de terceiros.

A Bem Brasil continua como a principal indústria deste segmento de palito, com cerca de 90% da produção nacional concentrada em duas plantas processadoras. A primeira, implantada em 2006, tem capacidade para processar 100 mil toneladas do tubérculo e, a segunda, inaugurada em fevereiro de 2017, 150 mil toneladas. A nova fábrica atinge, em 2017, cerca de 65% dessa capacidadede operação. A estimativa é que alcance 100% em 2020.

Da produção da Bem Brasil, cerca de um terço da matéria-prima é de fornecimento de terceiros, enquanto a própria processadora produz o restante do tubérculo. Da área total cultivada para a indústria, 90% da produção se concentra no período de inverno, sendo que mais de 85% dela está no cerrado de Minas Gerais, e o restante, na região de Vargem Grande do Sul (SP). 

Para os 10% do cultivo que correspondem à safra das águas, a produção está no Paraná e no Rio Grande do Sul. O motivo da maior proporção no inverno é que as adversidades climáticas são menores e, assim, há redução dos custos que ocorrem principalmente pela maior produtividade. 

Além disso, os gastos com defensivos agrícolas e até com fertilizantes podem ser reduzidos, já que, em períodos de excesso de chuvas, pode haver lixiviação de nutrientes – por outro lado, as despesas com irrigação são maiores no inverno. A produção só não é 100% concentrada no período de tempo seco porque, no Brasil, não há registro de produtos antibrotantes, o que impede que haja armazenamento de batata produzida no inverno para atender a demanda industrial durante todo o verão.

Há mais indústrias que produzem a batata congelada pré-frita e estão em outras regiões produtoras do País, mas são bem menores: juntas devem representar 10% do total da produção do segmento. O restante da área destinada à indústria, embora também seja grande, corresponde principalmente ao segmento de chips, que não tem registrado ritmo forte de crescimento nos últimos anos, como o observado para as pré-fritas.

Estas e outras informações estão na edição de outubro da revista Hortifruti Brasil, Especial Batata 2017. Confira o conteúdo completo, aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
batata
batata congelada
batata para indústria
Bem Brasil
Especial Batata
Hortifruti Brasil
pré-frita
produção de batata