×
Melancia
Janeiro 23, 2018
HORTIFRUTI/CEPEA: Ranking da HF Brasil - Especial 2017
Preços dos HF's são inferiores a 2016

Por Caroline Ribeiro, Marcela Barbieri, Lais Marcomini e Lenise Molena
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Ranking da HF Brasil - Especial 2017 Ver fotos

Piracicaba, 23 – Todos os 13 hortifrútis acompanhados pelo Hortifruti/Cepea registraram desempenho inferior em 2017, em termos de preços por unidade de comercialização, em relação a 2016 – tanto no atacado quanto ao produtor. De maneira geral, a maior oferta foi responsável pelo cenário de desvalorização. As maiores quedas dos preços foram registradas para o mamão havaí (-70%), tomate (-56%) e batata (-55%).

O clima de 2017 (exceto na região do semiárido) foi favorável à produção de HF’s. Assim, sem adversidades climáticas significativas e com aumento de algumas áreas de plantio, houve excedentes de produção – uma vez que a demanda não reagiu na mesma proporção, mesmo com preços bem mais baixos ao consumidor do que em anos anteriores (2015 e 2016).

No ano passado, vale destacar, o aumento da oferta dos hortifrútis e a consequente queda generalizada dos preços, contribuíram para uma inflação mais baixa (cenário contrário ao de anos anteriores, quando estiveram entre as influências da maior inflação). Conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado em janeiro, a inflação de 2017 fechou em 2,95%. Em 2016, por sua vez, o valor fechou em 6,29%.

Desta forma, o IPCA acumulado do ano passado foi o menor desde 1998, quando a inflação foi de 1,65%. A queda nos preços dos alimentos foi, inclusive, apontada pelo Banco Central como motivo de a inflação de 2,95% ter ficado abaixo do piso da meta, de 3%.

Confira, neste Ranking Especial da HF Brasil, o que motivou as três maiores quedas do período:

1° MAMÃO HAVAÍ (SUL DA BA): No topo do ranking negativo de 2017, o mamão havaí registrou cotações inferiores às de 2016 no decorrer do ano passado, principalmente no Sul da Bahia e no Espírito Santo, onde o volume cultivado da variedade é grande. Segundo colaboradores, essas desvalorizações estão atreladas ao maior volume produzido, à baixa liquidez e à maior incidência de doenças fúngicas, que afetaram a qualidade da fruta. A maior disponibilidade, por sua vez, está relacionada aos preços recordes em 2016 (principalmente para a variedade havaí, que chegou a ser comercializada por R$ 5,00/kg, em média) e à ligeira recuperação da produtividade em algumas regiões. Já a menor qualidade pode ser explicada pelas oscilações do clima (ora seco, ora chuvoso). Como os menores patamares de preço no mercado nacional diminuíram a rentabilidade do produtor em 2017, os investimentos na atividade tendem a ser limitados em 2018.

2° TOMATE (Mogi Guaçu): Na região de Mogi Guaçu (SP), a colheita se iniciou em abril de 2017 e se encerrou no começo de novembro. No período, a boa produção, aliada ao mercado retraído, resultou em valores médios inferiores aos de 2016 – embora em alguns meses, como em abril e julho, os preços tenham ficado mais altos que no ano anterior. Ao longo da safra, houve períodos longos de calor e sol intenso, que contribuíram para uma maturação acelerada. Assim, o excesso de frutos (médios e graúdos), juntamente com o mercado fraco, tornaram inalcançáveis as perspectivas de melhores preços ao produtor. Nos meses finais, as chuvas começaram a se intensificar – principalmente em outubro – manchando os frutos, que ficaram fora do padrão de comercialização. Diante disso, os preços de 2017 estiveram 56% menores em relação aos de 2016. Vale destacar que a região de Mogi Guaçu foi a que registrou a maior desvalorização em relação às outras praças produtoras. Entretanto, em termos de rentabilidade, foi uma das melhores.

3° BATATA: Em 2017, o preço da batata beneficiada, na média das regiões produtoras, recuou 55% em relação a 2016. Com o clima propício para o cultivo do tubérculo na maioria das regiões, a produtividade esteve elevada, resultando em quedas das cotações em todas as praças. Na safra das secas, o resultado foi melhor para os bataticultores que concentraram a colheita no início de maio, já que a oferta nacional estava reduzida. Entretanto, a partir da segunda semana de junho, os preços voltaram a cair, prejudicando a maioria dos produtores. Em agosto, ainda com batatas do Sudoeste Paulista no mercado, o produto foi comercializado abaixo dos custos de produção. Já na temporada de inverno, o excedente de oferta, devido ao aumento de área e à alta produtividade, resultou em preços com patamares na casa dos R$ 20,00 em muitos períodos. Para a safra das águas 2017/18, que está em plena atividade, a previsão é de redução de área de cultivo. O motivo é a baixa rentabilidade na temporada das águas 2016/17, das secas e do inverno em 2017.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
desvalorização dos HF's
inflação
oferta de HF's
preços dos hortifrútis
quedas dos preços dos alimentos