×
Outubro 11, 2017
HORTIFRUTI/CEPEA: Principais características do maracujá no BR
BA, SC e CE correspondem a 67% do total produzido no País

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Principais características do maracujá no BR Ver fotos

Piracicaba, 11 – Os principais estados produtores de maracujá no Brasil são Bahia, Santa Catarina e Ceará, que, juntos participam de 67% do total da produção. A colheita ocorre o ano todo (com intensificação das atividades entre agosto e outubro), de quatro a cinco meses após o plantio, variando de acordo com a região e a época de cultivo. O clima ideal é de temperaturas amenas e com umidade, mas a cultura suporta clima seco. 

Apesar de os preços não estarem muito atrativos neste ano, com custos elevados, a rentabilidade costuma ser atrativa, especialmente para produtores com bom nível de produtividade. A demanda, mesmo com a crise econômica, está satisfatória, principalmente em períodos e regiões mais quentes. 

O fato de a industrialização ocorrer para frutas sem padrão ou para o excesso de oferta ameniza as perdas; porém, este segmento dificilmente é primeira opção, devido aos preços usualmente abaixo dos registrados no mercado in natura.

Mais informações sobre o cultivo de maracujá (e de outros oito produtos) estão na edição de setembro da Hortifruti Brasil. Confira o conteúdo completo, aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
maracujá
maracujá no Brasil
novos mercados
produção de maracujá
rentabilidade