×
Setembro 18, 2017
HORTIFRUTI/CEPEA: Principais características do alho no BR
Estados produtores são MG, SP e GO

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Principais características do alho no BR Ver fotos

Piracicaba, 18 – A produção de alho tem se expandido no Brasil. Este cenário é sustentado principalmente pela boa qualidade do produto nacional que, segundo entrevistados, supera a do importado. Os principais estados produtores são Minas Gerais, São Paulo e Goiás (com participação de 70% do total da produção, desconsiderando o alho importado). O ideal é produzir em regiões com clima seco e temperaturas amenas ou frias, com irrigação. O plantio ocorre entre março e maio, com colheita de julho a setembro. 

A rentabilidade é considerada boa no Brasil. Apesar da expansão da produção, motivada pelo ganho de produtividade, a área não está aumentando devido ao risco elevado da cultura e à concorrência com o alho da China. Uma limitação para a expansão das compras do bulbo no mercado internacional deve-se às tarifas de importação sobre o produto chinês. 

A participação do alho brasileiro no mercado nacional continua em alta, devido ao seu sabor mais acentuado e aparência mais atrativa. Pela evolução da produção brasileira (ganhos de produtividade), há chances de o País se tornar autossuficiente na comercialização de alho.

Mais informações sobre o cultivo de alho (e de outros oito produtos), estão na edição de setembro da Hortifruti Brasil. Confira o conteúdo completo, aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alho
HF Brasil
Hortifruti Brasil
novos mercados
produção de alho
rentabilidade