×
Abril 24, 2018
HORTIFRUTI/CEPEA: Principais características da abobrinha no BR
SP, MG, RJ, PR e GO representam 92% do total comercializado nas ceasas

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Principais características da abobrinha no BR Ver fotos

Piracicaba, 24 – A abobrinha está entre as sete culturas analisadas pela revista Hortifruti Brasil na edição de abril. Os principais estados produtores, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Goiás, representam 92% do total comercializado nas ceasas, segundo o Prohort.

A produção de abobrinha é bem pulverizada, por sua adaptabilidade a uma grande faixa de climas. Na região Sul do País, mais fria, a produção é encontrada majoritariamente de agosto até março. Nesta região, a colheita pode ser um pouco mais demorada, de 60 até 75 dias.

Em climas quentes, o plantio não tem início determinado, podendo ocorrer em qualquer mês, e tem ciclo de produção de 40 a 50 dias. De modo geral, a cultura pede climas amenos, visto que o frio costuma atrapalhar o desenvolvimento.

A abobrinha costuma ser rentável ao produtor, já que o cultivo não tem custo elevado. É, também, uma alternativa na rotação de culturas, principalmente com tomate. Porém, exige solos com boa drenagem e a realização de correções na acidez.

Dentre as oportunidades na cultura da abobrinha, a possibilidade de controle biológico de pragas auxilia na venda de produtos mais naturais e reduz os custos. Além disso, a popularização de uma alimentação mais saudável tem incluído a abobrinha numa maior gama de receitas, aumentando a possibilidade de consumo.

Mais informações sobre o cultivo de abobrinha (e de outros seis produtos), estão na edição de abril da Hortifruti Brasil. Confira o conteúdo completo, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
abobrinha
cultivo de abobrinha no BR
Hortifruti Brasil
oportunidades
pequenos mercados
produção de abobrinha
rentabilidade