×
Janeiro 3, 2018
HORTIFRUTI/CEPEA: Perspectivas para o consumo de HF's em 2018
Cenário pode ser positivo neste ano?

Por Pesquisadores do Hortifruti/Cepea
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Perspectivas para o consumo de HF's em 2018 Ver fotos

Piracicaba, 03 – Nos últimos dois anos, o consumo de frutas e hortaliças foi prejudicado pela crise econômica. Mesmo com uma ligeira retomada do crescimento em 2017, ainda não houve recuperação significativa do consumo dos hortifrútis em geral.

A queda do poder de compra do brasileiro teve maior reflexo negativo em HF's de maior valor, como uva sem semente, melão de "marca", tomates especialidades, minis e babys hortaliças e minimamente processados. Já para os HF's mais tradicionais, como batata, tomate e cebola, o efeito foi menor.

No entanto, o setor de hortaliças básicas registrou excedentes em 2017, tanto por conta da demanda fraca quanto pelo aumento de oferta, impactando negativamente na rentabilidade do produtor em 2017.

Para 2018, a perspectiva é de avanço no consumo de frutas e hortaliças, devido ao cenário econômico mais positivo. Contudo, o desemprego em alta e o baixo crescimento previsto na renda do brasileiro ainda devem limitar o aumento no poder de compra.

Quer entender as variáveis que podem favorecer ou limitar o consumo de hortifrútis em 2018? Confira o conteúdo completo no Anuário 2017-2018 da Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
consumo
consumo de hortifrútis
crise econômica no BR
poder de compra