×
Abril 17, 2018
HORTIFRUTI/CEPEA: Pequenos mercados, grandes oportunidades
Conheça outras opções de diversificação da produção de HF's no BR

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Pequenos mercados, grandes oportunidades Ver fotos

Piracicaba, 17 – A hortifruticultura é o ramo da agricultura que mais emprega por hectare, o que evidencia sua forte importância no setor. E a produção brasileira de hortifrútis, realizada especialmente pela agricultura familiar, é bastante diversificada. Atualmente, são mais de 80 diferentes produtos sendo comercializados nas ceasas nacionais.

Desde o lançamento da Hortifruti Brasil, em 2002, a equipe busca ampliar as culturas abordadas em suas pesquisas. Atualmente, com 13 frutas e hortaliças sendo acompanhadas, pode-se dizer que a equipe analisa quase que diariamente o equivalente a 66% do volume total de HF's comercializado nas ceasas do Brasil em 2017 (tomou-se como base os dados do Programa de Modernização do Mercado Hortifrutigranjeiro, Prohort).

Na edição de setembro de 2017, nove culturas ainda não acompanhadas pela Hortifruti Brasil (abacate, abacaxi, alho, batata-doce, goiaba, maracujá, morango, pimentão e repolho) foram abordadas pela equipe. Essas culturas, somadas com as já analisadas pela Hortifruti Brasil, representam 79% do volume total de frutas e hortaliças comercializadas nas centrais de abastecimento nacionais.

Já nesta edição de abril, a equipe levantou dados de outras sete culturas: abóbora (incluindo a moranga), abobrinha, beterraba, caqui, coco, pepino e pêssego. Com isso, quase 87% do volume de HF's comercializado nas ceasas nacionais já tiveram espaço em nossas páginas!

As culturas desta edição e as analisadas em setembro passado são frutas e hortaliças com poucas informações agronômicas e econômicas disponíveis. Por isso, a equipe da revista entrevistou produtores e comerciantes destas culturas, com o objetivo de entender a dinâmica da produção e, sobretudo, os principais desafios e oportunidades de cada segmento.

Quer conferir as informações de cada uma delas? Acesse o conteúdo completo da revista Hortifruti Brasil, clicando aqui. Quem sabe um desses produtos não pode ser seu próximo negócio?

Fonte: Prohort

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
diversificação mercado
frutas e hortaliças no BR
Hortifruti Brasil
hortifruticultura
novos mercados
pequenos mercados