×
Citros
Junho 15, 2017
HORTIFRUTI/CEPEA: O que avaliar em um empreendimento citrícola?
Alto investimento inicial, por si só, não garante a produtividade desejada

Por Margarete Boteon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: O que avaliar em um empreendimento citrícola? Ver fotos

Piracicaba, 15 – Um grande desafio na análise de novos projetos na citricultura é o de como manter o pomar de laranja economicamente produtivo ao longo de sua vida útil, em meio aos impactos causados pelo HLB (greening). A formação do pomar é um item importante e custoso. No entanto, o alto investimento inicial, por si só, não garante a produtividade almejada no projeto, e o empreendimento deve manter um manejo muito intensivo (especialmente no controle do greening), para seguir com alta produtividade ao longo da vida útil.

Assim, antes da reforma do pomar, é importante ter uma garantia de que o empreendimento terá caixa suficiente para manter o manejo, independente dos preços de mercado. Um ano de adubação inadequada e/ou um controle menos intensivo do psilídeo podem comprometer todo o projeto. Este e outros pontos sobre a viabilidade da introdução de um pomar de laranja são discutidos no Especial Citros, na edição de maio da Hortifruti Brasil.

Os autores do material ressaltam que o efeito do HLB (greening) no pomar citrícola é um ponto importante nesta análise. O HLB não tem efeito somente nos tratos culturais. O greening tem modificado a forma de gerenciar a cultura, impondo pomares altamente produtivos, de rápido retorno e com uma gestão muito eficiente do fluxo de caixa, para manter a capacidade de investimento ao longo de toda a vida útil do projeto.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
citricultura
citros
Especial Citros
formação de pomar
pomar de laranja
revista Hortifruti Brasil
viabilidade da citricultura