×
Melancia
Julho 17, 2017
HORTIFRUTI/CEPEA: O frio está chegando!
Previsão de geada e neve para o Sul do País

Por Caroline Ribeiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: O frio está chegando! Ver fotos

Piracicaba, 17 – Uma intensa frente fria, que atingiu diversas localidades da América do Sul nos últimos dias, chegou ao Brasil nesta segunda-feira, 17, derrubando as temperaturas nos três estados da região Sul, no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. A partir de amanhã, 18, os termômetros também devem baixar em São Paulo e no sul de Minas Gerais.

Segundo a Climatempo, teria nevado em algumas cidades do Rio Grande do Sul já nesta manhã. Contudo, tanto este fenômeno quanto a chuva congelada, podem continuar atingindo a região no decorrer desta segunda-feira, podendo chegar a Santa Catarina. Para amanhã, a previsão é de geada intensa para estes estados, incluindo o sul do Paraná, e de temperaturas negativas, mas sem risco de neve.

Assim, para os produtores de frutas e hortaliças destas regiões, atenção às culturas de melancia, cebola, cenoura e frutas de caroço, como pêssego, ameixa e nectarina, que já tiveram as podas iniciadas. Para o tomate, como apenas as áreas de estufa estão em produção no momento (e em poucos volumes), a oferta não deve ser significativamente impactada. Para a maçã, por outro lado, as temperaturas mais baixas podem favorecer o período de dormência.

Para banana, o frio pode causar danos na qualidade (chilling) no Sul e Sudeste. Os termômetros já registraram temperaturas negativas no norte de Santa Catarina e o frio deve permanecer nos próximos dias. A previsão para quarta-feira (19/07) é de mínima de 0°C no Vale do Itajaí (SC) - região que compreende cidades produtoras como Corupá, Jaraguá do Sul e Massaranduba, de acordo com dados do Epagri/Ciram. No Vale do Ribeira (SP), a previsão de temperatura mínima de 4°C para esta quarta-feira em Registro (SP), segundo dados do Climatempo. 

Editado em 18/07.

A equipe da HF Brasil segue acompanhando as principais atualizações sobre o clima no Brasil.

Fonte: Climatempo e hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
clima no Brasil
frutas
geada
hortaliças
neve
neve no Sul