×
Melão
Julho 20, 2017
HORTIFRUTI/CEPEA: Nova medida da ANA reduz vazão de Sobradinho
Produtores do NE não esperam prejuízos a curto prazo

Por Henrique Sarmento, Marcela Barbieri e Rogério Bosqueiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Nova medida da ANA reduz vazão de Sobradinho Ver fotos

Piracicaba, 20 – Na parcial deste ano (janeiro a julho), as precipitações ficaram abaixo da média histórica no Nordeste. Assim, algumas atitudes têm sido tomadas para garantir o abastecimento de água para as atividades agrícolas e consumo humano na região de Petrolina (PE)/Juazeiro (BA). 

Uma nova medida, tomada nesta terça-feira (18/07) e autorizada pela Agência Nacional de Águas (ANA), busca reduzir a vazão média diária a 550m³/s de água no reservatório de Sobradinho, visando preservar os estoques até o final do período seco e início do próximo período chuvoso, que costuma acontecer a partir de dezembro. A atual vazão permitida pela ANA deve se manter até o dia 30 de novembro, podendo sofrer alterações, dependendo das condições climáticas. 

Vale ressaltar, que, ainda segundo portaria da ANA, se identificado comprometimento dos usuários durante a vigência da medida, a descarga média poderá voltar ao patamar anterior (600m³/s). Consultados pelo Hortifruti/Cepea, produtores de manga, melão e uva não esperam prejuízo a curto prazo, visto que, apesar da atual situação dos reservatórios, a irrigação tem sido suficiente para a manutenção da qualidade e desenvolvimento das frutas.

Fonte: hfbrasil.org.br e ANA

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
agua
fruticultura
irrigação
Nordeste
racionamento
seca
vazão de Sobradinho