×
Citros
Junho 5, 2018
HORTIFRUTI/CEPEA: Modelos de combate ao greening para os próximos anos
HF Brasil estima os custos de dois projetos para enfrentar a doença

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Modelos de combate ao greening para os próximos anos Ver fotos

Piracicaba, 05 – Na edição de maio, a Revista Hortifruti Brasil avaliou dois modelos de produção para enfrentar o HLB (greening) nos próximos anos. Um deles é mais adaptado às condições de sequeiro (regiões em que o índice pluviométrico é bom e regular, como a região sul do cinturão citrícola) e o outro, irrigado (região norte).

Além disso, os dois projetos se diferem quanto ao nível de adensamento do pomar: enquanto o Projeto 1 tem um adensamento moderado, o 2 é mais intensivo. Por outro lado, o que ambos os modelos têm em comum são o calendário intenso de pulverizações, para manter baixo o nível da doença, e o tamanho da propriedade (em torno de 200 mil plantas).

Em termos técnicos, ambos os projetos foram formulados em conjunto com consultores da área (Gconci e Farmatac). Assim, na edição, foram apresentados os resultados dos custos de produção de cada projeto.

No entanto, é importante ressaltar que um dos pontos mais sensíveis para se colocar em prática nos dois modelos, considerando-se a citricultura atual, é se as condições orçadas, em termos de manejo, permitirão alcançar a curva de produtividade estimada.

Confira a estimativa completa dos custos de produção de cada projeto, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
citricultura
citros
custos de produção
greening
HLB
manejo pomares de citros
produção de laranja