×
Batata
Novembro 9, 2017
HORTIFRUTI/CEPEA: Custo de produção de batata em Vargem Grande do Sul
Grande escala de produção (350 hectares)

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Custo de produção de batata em Vargem Grande do Sul Ver fotos

Piracicaba, 09 – Pelo terceiro ano, a equipe Hortifruti Brasil calcula os custos de produção para uma propriedade típica de 350 hectares de batata na região de Vargem Grande do Sul (SP). A reunião com produtores e técnicos locais aconteceu em 17 de agosto de 2017, na sede da ABVGS (Associação dos Bataticultores de Vargem Grande do Sul).

É utilizada a mesma dinâmica que o estudo do produtor de média escala de produção na região: os dados de inverno 2016 são consolidados e faz-se uma estiva para 2017. O valor final da temporada 2017 será publicado no Especial Batata 2018. As produtividades médias se mantêm para as duas escalas da praça produtora, já que a diferença no rendimento da produção na região, em geral, não varia em função da escala de produção. 

A estrutura de cultivo da fazenda de 350 hectares se manteve como a divulgada no Especial 2016. A principal diferença da propriedade de maior escala com a média é que a colheita é 100% mecanizada, o que reduz significativamente o gasto com mão de obra e com a produção de semente e beneficiamento próprios das batatas, diminuindo os custos com esses itens.

O conteúdo completo deste estudo está na edição de outubro da revista Hortifruti Brasil. Confira, aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
bataticultura
custos de produção
Especial Batata 2017
grande escala
Hortifruti Brasil
produção de batata
vargem grande do sul