×
Batata
Novembro 6, 2017
HORTIFRUTI/CEPEA: Custo de produção da batata industrial
Perfil típico de produção (200 hectares)

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Custo de produção da batata industrial Ver fotos

Piracicaba, 06 – Pelo primeiro ano, a equipe Hortifruti Brasil se reuniu com produtores e técnicos que cultivam batata pré-frita (congelada) para a indústria. O Painel aconteceu em 12 de setembro de 2017, em uma fábrica em Perdizes (MG). O levantamento dos custos de produção foi feito para a região do cerrado de Minas Gerais, principal produtora de batata para esse segmento.

A variedade mais cultivada é a Asterix, por conta de seu formato e por ter bom acúmulo de matéria seca. A safra considerada no levantamento foi a do inverno de 2016, quando se concentra a maior parte da produção para a indústria – e quando se consegue obter as melhores produtividade e qualidade do tubérculo. Os participantes da reunião, inclusive, atendem à indústria somente na temporada de inverno.

A Hortifruti Brasil já apurou os custos de produção no Cerrado Mineiro, mas voltados à produção de mesa e na temporada das águas. A precificação da indústria de batata se difere da de mesa. Neste segmento, produtores acordam previamente o valor a receber em contrato, assumindo menos riscos de preços do que a produção in natura – já que bataticultores da região não têm preço pré-fixado para a de mesa. 

A fazenda típica estudada é representada por 200 hectares, aos fornecedores da indústria de batata para a temporada de inverno 2016, cujo plantio ocorre entre março e julho. 

Estas e outras informações estão na edição de outubro da revista Hortifruti Brasil. Confira o conteúdo completo, aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
batata
batata para indústria
cerrado MG
custos de produção
Especial Batata
Hortifruti Brasil
pré-frita congelada
produção de batata