×
Citros
Julho 31, 2018
HORTIFRUTI/CEPEA: Como tornar as CSFI's do Brasil mais seguras?
Segurança não deve se restringir ao processo de registro de agroquímicos

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Como tornar as CSFI's do Brasil mais seguras? Ver fotos

Piracicaba, 31 – Três desafios devem ser vencidos para tornar mais seguras as frutas e hortaliças e, em especial, as CSFI's, no Brasil:

1 – Ampliar a grade de registros de agroquímicos para os hortifrútis e, principalmente, de menor poder residual;

2 – Diminuir a burocracia e dar mais agilidade ao processo de registro de agroquímicos. Em especial, priorizar os produtos biológicos que na atual legislação enquadram-se no mesmo processo de registro dos agroquímicos;

3 – Ampliar a educação fitossanitária no campo e, sobretudo, das boas práticas agrícolas.

Os três desafios são factíveis de serem desenvolvidos e há, inclusive, regulação em curso para os dois primeiros. É importante, contudo, que a discussão da segurança dos alimentos não fique restrita ao processo de registro de agroquímicos.

O maior desafio parece ser a intensificação da educação fitossanitária nas lavouras. Isso porque o manejo correto do agroquímico no campo é o foco central para se ampliar a segurança dos alimentos, especialmente de culturas de menor escala e carentes em termos de assistência técnica, como as CSFI's.

O produtor tem que ter consciência da sua importância nesse processo, adotando todas as boas práticas agrícolas no manejo dos agroquímicos, como respeitar a dose, o período de carência, o clima ideal para a aplicação e o ciclo correto da cultura. O funcionário ou produtor rural que manejar o produto químico também deve estar devidamente munido de todos os equipamentos de segurança.

Além disso, o produtor deve manusear o agroquímico em área cimentada e o descarte deve ser feito de acordo com a legislação vigente, devolvendo as embalagens vazias. Essas são as medidas mais efetivas para se garantir tanto a saúde dos consumidores, dos próprios produtores e funcionários rurais, e também para evitar danos ao meio ambiente.

Para entender como tornar as CSFI's do Brasil mais seguras e quais as regulações vigentes no País, acesse o conteúdo completo na edição de julho da Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
CSFI's
educação fitossanitária
Hortifruti Brasil
manejo
registro de agroquímicos
segurança dos alimentos
segurança dos HF's