×
Fevereiro 19, 2018
HORTIFRUTI/CEPEA: Como esteve o clima no País em 2017?
Confira um balanço produzido pela equipe da HF Brasil

Por Beatriz Papa Casagrande, Lívia Rebeca Luz e Isabela Luiz
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Como esteve o clima no País em 2017? Ver fotos

Piracicaba, 19 – Em 2017, não foi registrada a influência de fenômenos como La Niña ou El Niño, de acordo com os relatórios climáticos do Cptec/Inpe e do Cemaden. 

Na região semiárida nordestina, a situação hídrica permaneceu crítica durante todo o ano, se agravando no segundo semestre. Ainda em outubro, o volume de precipitações também se reduziu em algumas regiões do Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Já nos últimos dois meses do ano, houve o estabelecimento da estação chuvosa, fazendo com que as precipitações ficassem acima da média histórica no Sul e no Centro-Oeste. Na maior parte do Nordeste, entretanto, o último relatório da Cemaden de dezembro de 2017 ainda indicava a manutenção dos pontos de seca, principalmente no norte e oeste da região.

E para 2018? Quais são as perspectivas em relação ao clima no Brasil? Confira o balanço completo, na edição de fevereiro da Revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
chuvas
clima
clima no Brasil
El niño
Hortifruti Brasil
La Niña
previsões climáticas
seca