×
Melancia
Dezembro 4, 2017
HORTIFRUTI/CEPEA: Como está a participação da melancia nos envios à UE?
Representatividade do BR sobe em 2016 e se aproxima da do Marrocos

Por Mariane Novais e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Como está a participação da melancia nos envios à UE? Ver fotos

Piracicaba, 04 – O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de melancia – esteve no 5º lugar no ranking em 2014 (último ano com dados disponíveis), de acordo com a FAO. O principal tipo exportado pelo País é a mini melancia sem semente e, apesar da ausência de dados oficiais de produção deste tipo de fruta, corresponde a um pequeno percentual do total colhido nacionalmente – a melancia redonda/comprida com sementes é a principal. 

Do volume de melancias sem semente produzido pela maior região exportadora brasileira (Rio Grande do Norte/Ceará), a maior parte é destinada ao mercado internacional e, da quantidade enviada, quase 95% foram para a União Europeia na média dos últimos cinco anos (2012/2016), segundo a Secex. 

O período principal das exportações brasileiras é entre agosto e março, entressafra dos países produtores da União Europeia (principalmente Espanha, Grécia, Romênia e Itália), e notícias internacionais indicam que a fruta tem ganhado espaço entre produtores locais que, inclusive, têm diminuído a área de melão para aumento da de melancia. 

Apesar disso, as importações totais da fruta (extra UE) cresceram significativamente em volume: em cinco anos (2011-2016), a alta foi de 45,3% e, em 10 anos (2006-2016), de 76,5%. Este cenário (aumento do plantio de melancia na Europa e crescimento das importações) indica que o consumo da fruta está crescendo no bloco europeu. Assim, tanto o Brasil quanto a maioria dos outros países fornecedores têm se beneficiado do mercado favorável.

Quer saber como está o desempenho brasileiro nas exportações de melancia? Confira o conteúdo completo na edição de novembro da Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br, FAO e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
exportações brasileiras de frutas
exportações de melancia
melancia
mercado internacional
produção de melancia