×
Citros
Maio 29, 2017
HORTIFRUTI/CEPEA: Citricultores retomam investimentos em 2017
Estudos da Hortifruti Brasil demonstram custos para a formação de pomares

Por Margarete Boteon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Citricultores retomam investimentos em 2017 Ver fotos

Piracicaba, 29 – Com a valorização da laranja no mercado brasileiro e do suco no front externo desde 2016, citricultores têm retomado os investimentos na reforma de pomares no cinturão citrícola (São Paulo e Triângulo Mineiro). Este assunto foi abordado no Especial Citros da Revista Hortifruti Brasil de maio/17, que indicou o interesse de 76% dos citricultores entrevistados em realizar reformas em 2017/18 ou de já terem renovado seus pomares no último ano.

Além disso, a pesquisa indicou que a estrutura destes pomares renovados seria com maior adensamento, cerca de 600 plantas/ha, e com formatação de projetos para 17 anos de vida útil total (incluindo período de formação e produção). 

Esta retomada dos investimentos, porém, requer uma análise minuciosa para avaliar a viabilidade do projeto. Isso porque o custo de reforma dos pomares é mais elevado, tanto em decorrência do maior adensamento quanto da necessidade de tratamentos para controle do vetor do HLB (greening) e da menor vida útil do pomar.

Quer saber qual o custo desta reforma? A equipe da Hortifruti Brasil realizou dois estudos de viabilidade baseados na recomendação agronômica de consultores do setor. Confira os resultados abaixo e conheça, em detalhes, quais os custos de formação de pomares na edição de maio da Revista Hortifruti Brasil: https://www.hfbrasil.org.br/br/revista.aspx

 

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
adensamento
citricultura
citros
laranja
manejo
pomares de laranja
reforma
São Paulo