×
Fevereiro 21, 2017
HORTIFRUTI/CEPEA: Chuvas de março podem favorecer fruticultura do NE
Ainda assim, volume pode continuar abaixo da média dos últimos 30 anos

Por Rogério Bosqueiro e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Chuvas de março podem favorecer fruticultura do NE Ver fotos

Piracicaba, 21 – O maior polo exportador de frutas nacional, que compreende as regiões produtoras de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) e passa por forte estiagem há pelo menos cinco anos, deve ter maior concentração de chuvas em março/17, o que poderia minimizar os danos da seca e animar fruticultores locais. Conforme relatório da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), de 2012 a 2014, as chuvas nesta região foram de, respectivamente, 38%, 63% e 82% do volume esperado para o período. Já em 2015 e 2016, as precipitações ficaram 62% abaixo da média histórica. 

Os registros de chuvas no Sertão costumam iniciar em novembro, porém, precipitações significativas têm sido observadas somente nesta semana (20 a 24 de fevereiro/17). Segundo a Apac, o pico de chuvas deve ocorrer em março/17, mas a temperatura do Oceano Atlântico ainda pode impactar as precipitações, que podem ficar 18% abaixo da média dos últimos 30 anos. 

Nos próximos dias (22/02 a 03/03) deve chover cerca de 48 milímetros na região, segundo a Climatempo. A temperatura mínima, por sua vez, deve variar entre 22ºC e 26ºC, enquanto a máxima deve oscilar entre 32ºC e 38ºC.

Fonte: hfbrasil.org.br e Apac

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
chuvas de março
clima 2017
clima Juazeiro
clima Petrolina
estiagem
fruticultura do vale
vale do são francisco