×
Março 23, 2017
Hortifruti/Cepea chega a quase mil agentes do setor em todo o Brasil
Conheça a importância nacional das culturas e um histórico das pesquisas realizadas pelo Hortifruti/Cepea

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
Hortifruti/Cepea chega a quase mil agentes do setor em todo o Brasil Ver fotos

Piracicaba, 23 - Os preços divulgados pelo hfbrasil.org.br são coletados periodicamente pela equipe Hortifruti/Cepea, diretamente com quem movimenta o mercado: produtores, corretores, beneficiadores, atacadistas, indústrias e traders. Atualmente, a equipe acompanha 13 culturas, entre frutas e hortaliças. Saiba um pouco mais sobre a importância desses hortifrútis para o Brasil e como e quando surgiu a pesquisa de cada um deles no Projeto Hortifruti/Cepea.

ALFACE

Apesar de não haver estimativas oficiais da produção de alface, as regiões com maior representatividade nacional localizam-se nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

PESQUISA DE ALFACE JÁ É REALIZADA EM TRÊS ESTADOS 
HISTÓRICO DAS PESQUISAS DE FOLHOSAS PELO HORTIFRUTI/CEPEA

BANANA

O Brasil é o quarto maior produtor mundial de banana, segundo dados FAO para o ano de 2014. No País, a fruta é principalmente produzida nos estados da Bahia, São Paulo, Pará, Minas Gerais e Ceará, que respondiam por 53,9% da área plantada com a cultura em 2015, segundo o IBGE. 

REGIÕES DE MAIOR RELEVÂNCIA SÃO FOCO DE PESQUISA DE PREÇOS
HISTÓRICO DAS PESQUISAS DE BANANA PELO HORTIFRUTI/CEPEA

BATATA

O Brasil é o vigésimo primeiro (21º) maior produtor mundial de batata, segundo dados da FAO para o ano de 2014. No País, a hortaliça é principalmente produzida nos estados de Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Bahia, que respondiam por 90% da área plantada com a cultura em 2016, segundo o IBGE.

HORTIFRUTI/CEPEA COLETA PREÇOS NAS PRINCIPAIS REGIÕES PRODUTORAS
HISTÓRICO DAS PESQUISAS DE BATATA PELO HORTIFRUTI/CEPEA

CEBOLA

No País, a cebola é principalmente produzida nos estados de Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, que respondiam por 85% da área plantada com a cultura em 2015, segundo o IBGE. 

PREÇOS DE CEBOLA SÃO COLETADOS DO NORDESTE AO SUL DO PAÍS
HISTÓRICO DAS PESQUISAS DE CEBOLA PELO HORTIFRUTI/CEPEA

CENOURA

Apesar de não haver estimativas oficiais para a produção de cenoura, a região com maior representatividade na produção nacional localiza-se no estado de Minas Gerais.

SALVO 2016, ÁREA DE CENOURA É MUITO ESTÁVEL NO BRASIL
HISTÓRICO DAS PESQUISAS DE CENOURA PELO HORTIFRUTI/CEPEA

CITROS

O Brasil é o maior produtor mundial de laranja, segundo dados do USDA para o ano-safra de 2016/17. No País, a fruta é principalmente produzida nos estados de São Paulo, Bahia, Sergipe Minas Gerais e Paraná, que respondiam por 89% da área plantada com a cultura em 2016, segundo o IBGE.

CITROS É A PESQUISA MAIS ANTIGA DO HORTIFRUTI/CEPEA
HISTÓRICO DAS PESQUISAS DE CITROS PELO HORTIFRUTI/CEPEA

MAÇÃ
O Brasil é o décimo primeiro maior produtor mundial de maçã, segundo dados da FAO para o ano de 2014. No País, a fruta é principalmente produzida nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, que respondiam por 98,83% da área plantada com a cultura em 2016, segundo o IBGE.

MAÇÃ É A FRUTA MAIS PADRONIZADA ENTRE OS PESQUISADOS
HISTÓRICO DAS PESQUISAS DE MAÇÃ PELO HORTIFRUTI/CEPEA

MAMÃO
O Brasil é o segundo maior produtor e exportador mundial de mamão, segundo o ranking divulgado pela FAO em 2013 (último dado disponível). No País, a fruta é principalmente produzida nos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Norte, que respondiam por 72% da área plantada com a cultura em 2015, segundo o IBGE.

MAMÃO (2017) TEM METADE DA ÁREA DE 2001, INÍCIO DAS PESQUISAS 
HISTÓRICO DAS PESQUISAS DE MAMÃO PELO HORTIFRUTI/CEPEA

MANGA

O Brasil é o sétimo maior produtor mundial de manga, segundo dados da FAO para o ano de 2014. No País, a fruta é principalmente produzida nos estados de Bahia, São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Ceará, que respondiam por 84,65 % da área plantada com a cultura em 2015, segundo o IBGE

A CADA ANO, TEMOS MAIS PRAÇAS PESQUISADAS DE MANGA!
HISTÓRICO DAS PESQUISA DE MANGA PELO HORTIFRUTI/CEPEA

MELANCIA 

O Brasil é o quarto maior produtor mundial de melancia, segundo dados do USDA para o ano de 2014. No País, a fruta é principalmente produzida nos estados de Rio Grande do Sul, Bahia, Tocantins, São Paulo e Goiás, que respondiam por 57% da área plantada com a cultura em 2015, segundo o IBGE.

MELANCIA É A FRUTA MAIS RECENTE ENTRE AS PESQUISADAS
HISTÓRICO DAS PESQUISAS DE MELANCIA PELO HORTIFRUTI/CEPEA

MELÃO

O Brasil é o 11º maior produtor mundial de melão, segundo dados da FAO para o ano de 2014. No País, a fruta é principalmente produzida nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Rio Grande do Sul, Bahia e Piauí, que respondiam por 92,6% da área plantada com a cultura em 2015, segundo o IBGE.

TODAS AS VARIEDADES DE MELÃO SÃO PESQUISADAS
HISTÓRICO DAS PESQUISAS DE MELÃO PELO HORTIFRUTI/CEPEA

TOMATE

O Brasil é o nono maior produtor mundial de tomate, segundo dados da FAO para o ano de 2014. No País, a hortaliça é principalmente produzida nos estados de Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro, que respondiam por 77% da produção em 2016, segundo o IBGE. 

TODOS OS DIAS TEMOS PREÇOS DE TOMATE!
HISTÓRICO DAS PESQUISAS DE TOMATE PELO HORTIFRUTI/CEPEA

UVA

O Brasil é o sexto maior produtor mundial de uva de mesa, segundo dados do FAS/USDAFAO para a safra 2016/17. No País, a uva de mesa é principalmente produzida nos estados Pernambuco/Bahia, São Paulo e Paraná. Rio Grande do Sul e Santa Catarina tem sua produção orientada para à indústria. Os estados citados, em conjunto, respondiam por 92% da área plantada com a cultura em 2016, segundo o IBGE.

COM SEMENTE E SEM SÃO ALVOS DE PESQUISA NO HORTIFRUTI/CEPEA
HISTÓRICO DAS PESQUISAS DE UVA PELO HORTIFRUTI/CEPEA

 

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
1 ano de hfbrasil
Cepea
frutas
hortaliças
Hortifruti Brasil
linha do tempo