×
Melão
Junho 19, 2017
HORTIFRUTI/CEPEA: Captação do São Francisco será suspensa às quartas-feiras
Medida visa preservar os volumes estocados durante o período de seca

Por Caroline Ribeiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Captação do São Francisco será suspensa às quartas-feiras Ver fotos

Piracicaba, 19 – As captações de água dos reservatórios da bacia do rio São Francisco serão suspensas todas as quartas-feiras até novembro, segundo a ANA (Agência Nacional de Águas). A medida, que será publicada amanhã, 20, visa preservar os volumes armazenados nos reservatórios do Velho Chico durante o período de seca na região.

Conforme nota divulgada pela agência, a resolução inclui a retirada de água para todos os fins, exceto para abastecimento humano e de animais, conforme a Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433/97), que os considera como usos prioritários em casos de escassez. A medida, que começa nesta quarta-feira, 21, deve vigorar até o dia 30 de novembro, quando finaliza o período seco, mas pode ser prorrogada, caso as chuvas não retornem dentro do previsto.

Assim, considerando a proibição da irrigação e a forte presença de diversas culturas hortifrutícolas na região do Vale do São Francisco (BA/PE), alguns dos produtos acompanhados pelo Hortifruti/Cepea podem ser impactados pela medida, como banana, cebola, manga, melão e uva.

Vale lembrar que as precipitações na região da bacia têm ficado abaixo da média desde 2011, o que reduziu os estoques armazenados desde então. Assim, atualmente, a vazão média diária de escoamento de água autorizada pela ANA, em Sobradinho e Xingó, é de 600 metros cúbicos por segundo – menor patamar já praticado.

Fonte: ANA e JC Online

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
ANA
captação
captação de água suspensa
fruticultura do vale
rio São Francisco
sobradinho
Velho Chico