×
Março 7, 2018
HORTIFRUTI/CEPEA: Brasil ingressa no sistema da OCDE
Participação pode abrir novos mercados ao País

Por Caroline Ribeiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Brasil ingressa no sistema da OCDE Ver fotos

Piracicaba, 07 – A aprovação do Brasil no Sistema de Aplicação de Padrões Internacionais de Frutas e Hortaliças, da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), pode render novos acordos comerciais ao País. A candidatura para integrar o sistema, que abrange padrões de classificação e controle da qualidade, foi aprovada em dezembro de 2017 – sendo que o Brasil participava, como observador, desde 2014.

A entidade, composta por 35 países, foi criada para facilitar o comércio internacional, por meio da conformidade em termos de implementação e interpretação de padrões de mercado. Assim, há um consequente reconhecimento mútuo dos sistemas de inspeção dos países participantes.

Em nota à imprensa, o assessor técnico da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Eduardo Brandão, informou que "o Brasil é o primeiro país da América Latina a ser aceito nesse sistema, que possibilitará a melhoria da padronização e inspeção de frutas e hortaliças e a abertura de novos mercados".

A ausência de padrões internacionais para as frutas tropicais dificulta o conhecimento das variedades por parte de importadores e consumidores de outros países. Para os produtos que já são exportados, a ausência de padrão afeta a qualidade e desestimula as importações. Segundo o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), de toda a produção brasileira de frutas (43 milhões de toneladas anuais), apenas 1,5% é destinada ao comércio internacional (661 mil toneladas em 2017).

Fonte: agricultura.gov.br e Globo Rural

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
frutas
hortaliças
mercado internacional
novos mercados
OCDE
sistema de aplicação de padrões internacionais