×
Melão
Dezembro 18, 2017
HORTIFRUTI/CEPEA: ANA prorroga suspensão da captação de água do São Francisco
Inicialmente, medida seria adotada até o fim de novembro/17

Por Giulia Gobbo e Marcela Barbieri
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: ANA prorroga suspensão da captação de água do São Francisco Ver fotos

Piracicaba, 18 – Na última terça-feira (12), a Agência Nacional de Águas (ANA) publicou a decisão de prorrogar a suspensão da captação de água do rio São Francisco às quartas-feiras, até o dia 30 de abril de 2018. Inicialmente, a suspensão ocorreria de 21 de junho a 30 de novembro de 2017 – com a possibilidade de prorrogação do prazo, caso as chuvas permanecessem abaixo do volume esperado.

Assim, embasada na crise hídrica que ainda persiste na bacia do São Francisco, a medida abre exceção apenas para abastecimento humano e animal durante o "Dia do Rio", como é chamado o período em que a água captada não é destinada para os demais fins.

Para garantir o cumprimento da Instrução Normativa, a fiscalização da ANA poderá exigir, ainda, a instalação de equipamentos de medição ou a adoção de outras atitudes que visam permitir a verificação do atendimento que consta na resolução. Vale lembrar que as precipitações na região da bacia têm ficado abaixo da média desde 2011, o que reduziu os estoques armazenados desde então.

Fonte: hfbrasil.org.br e ANA

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
ANA
captação de água
dia do rio
rio São Francisco
seca na bacia do São Francisco
suspensão da captação