×
Citros
Outubro 3, 2017
HORTIFRUTI/CEPEA: Abelha, funcionária do campo!
Neste Dia da Abelha, entenda qual a sua importância para a agricultura

Por Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: Abelha, funcionária do campo! Ver fotos

Piracicaba, 03 – Abelha não é sinônimo apenas de mel e ferroadas. Esses insetos também são conhecidos pelo seu importante papel na polinização, garantindo a reprodução vegetal e a produção de alguns alimentos, sobretudo frutas. No mundo, segundo a FAO, 85% das plantas com flores das matas e florestas e 70% das culturas agrícolas, dependem de agentes polinizadores.

O serviço de polinização no Brasil também é feito por outros animais, como moscas, borboletas e pássaros. Porém, 87% dos polinizadores no País são abelhas, segundo a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas.

As abelhas são importantes para maçã, laranja, melão, tomate e, até mesmo, soja e algodão, pois podem auxiliar a garantir qualidade e produtividade. No mundo, já foram catalogadas mais de 20 mil espécies desses insetos e, no Brasil, são mais de 3 mil espécies. 

Segundo informação veiculada no site Sem Abelha Sem Alimento, desenvolvido pelo Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura do Rio Grande do Norte (Cetapis), estima-se que os serviços da polinização correspondam a cerca de 10% do PIB agrícola, representando cifra superior a US$ 200 bilhões/ano, no mundo.

Um dado preocupante para a agricultura, no entanto, é que as abelhas estão sumindo. Em anos recentes, só nos Estados Unidos, mais de 1/3 dos enxames têm sido perdidos todos os anos. Assim, algumas iniciativas no Brasil e na América Latina têm surgido, como a Campanha "Sem Abelha, Sem Alimento".

Quer saber mais sobre abelhas e agricultura? Acesse a página da Associação Brasileira de Estudos das Abelhas, que dispõe de um catálogo sobre as espécies no Brasil; e a página do movimento Sem abelha Sem Alimento.

Fonte: FAO, Sem Abelha Sem Alimento e Associação Brasileira de Estudos das Abelhas

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
abelha
agricultura
dia da abelha
importância das abelhas
polinização