×
Janeiro 2, 2018
HORTIFRUTI/CEPEA: 2018 deve ser um ano melhor para os HF's
Confira as perspectivas para a produção de hortifrútis no BR

Por Pesquisadores do Hortifruti/Cepea
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
HORTIFRUTI/CEPEA: 2018 deve ser um ano melhor para os HF's Ver fotos

Piracicaba, 02 – Apesar das incertezas climáticas no verão de 2018, diante da possibilidade de uma La Niña de intensidade moderada, a menor área prevista no setor de frutas e hortaliças e a perspectiva de um cenário econômico mais favorável são sinais de um ano melhor para a hortifruticultura brasileira. Confira, abaixo, as perspectivas dos pesquisadores do Hortifruti/Cepea em relação à produção de HF's em 2018!

Verão 2018 é promissor para as hortaliças
No geral, o verão de 2018 deve ter preços maiores para as hortaliças do que no mesmo período do ano anterior, por conta da previsão de queda de área. A menor rentabilidade de 2017 das hortaliças inibiu os investimentos em área de batata, tomate de mesa, cebola e cenoura no primeiro quadrimestre do ano. Por enquanto, só a alface ainda não tem previsão de redução de área no verão nas regiões pesquisadas pelo Hortifruti/Cepea. O plantio de inverno das hortaliças também não deve registrar aumento nos investimentos, mesmo com a perspectiva de uma melhor rentabilidade no verão 2017/18. Produtores devem usar parte dos lucros do verão para saldar dívidas contraídas nas últimas safras, que tiveram baixa rentabilidade. 

A previsão para as frutas é que os investimentos em área para 2018 se mantenham nos patamares de 2017. As exceções, por enquanto, são a previsão de queda (mais uma vez) de área na cultura do mamão, devido à crise hídrica e resultados limitados de 2017, e da manga, que pode incrementar a área. A crise hídrica tem limitado a produção de algumas frutas. A perspectiva é que a possibilidade de La Niña no verão 2017/18 alivie as reservas hídricas no Nordeste.

Para saber mais sobre as previsões de clima no Brasil em 2018, confira o Anuário 2017-2018, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
área
cenário econômico dos HF's
clima
consumo de HF's
custos de produção
perspectivas 2018
retrospectiva 2017
setor de hortifrútis