×
Banana
Junho 10, 2016
Frio vem com mais força em SC e afeta bananicultura
Oferta recua e produtores já relatam chilling

Por Marina Nastaro e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
Frio vem com mais força em SC e afeta bananicultura Ver fotos

Na semana de 6 a 10 de junho, as temperaturas caíram ainda mais na região Sul do Brasil. No município de Corupá, localizado no Norte de Santa Catarina, foram registradas temperaturas mínimas de 1,7°C e 0,4°C nos dias 08 e 06 (quarta e quinta-feira), segundo a Somar Meteorologia. Mesmo com os cuidados realizados por produtores nos bananais quanto ao ensacamento da fruta para proteção, o frio está afetando a qualidade da banana catarinense. 

Produtores consultados pelo Hortifruti/Cepea informaram que está havendo escurecimento da casca da fruta (chilling) e, ainda, tem ocorrido atraso no desenvolvimento dos cachos. Dessa forma, a oferta está restrita na região e está faltando fruta para atender aos pedidos. Além disso, na próxima semana há previsão de geadas para o Vale do Itajaí, região próxima ao Norte de Santa Catarina, segundo dados da Epagri/Ciram. Produtores devem ficar atentos, já que as geadas podem trazer consequências mais graves à bananicultura catarinense.

Fonte: Hortifruti/Cepea

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
banana
chilling
frio
geada
oferta
qualidade
Santa Catarina