×
Tomate
Junho 28, 2018
ESPECIAL HORTALIÇAS: Custos de produção de tomate em Mogi Guaçu (SP)
Levantamento de custos na região completa 10 anos

Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ESPECIAL HORTALIÇAS: Custos de produção de tomate em Mogi Guaçu (SP) Ver fotos

Piracicaba, 28 – A equipe Hortifruti Brasil se reuniu, no dia 25 de abril, com produtores e técnicos da região de Mogi Guaçu (SP), para apurar os custos de produção de tomate de mesa. Esse foi o 10º ano consecutivo do encontro. Os dados são consolidados para a temporada de 2017 e foi feito um orçamento para a safra de 2018.

O método de levantamento dos dados continua sendo o Painel e, neste ano, não houve alteração na estrutura da propriedade típica da região paulista. Sendo assim, a escala típica das propriedades de Mogi Guaçu continua com 15 hectares.

O plantio em terras arrendadas representa pelo menos metade da área cultivada, devido à necessidade de rotação de cultivo. O valor do arrendamento em 2017 e 2018 é similar ao de 2016, fato atribuído à menor rentabilidade média com a cultura. O plantio em terras próprias acontece geralmente em áreas onde não foi cultivado tomate por, pelo menos, quatro anos. O sistema de irrigação desde 2014 é por gotejamento, e a captação da água ocorre por motor elétrico. O inventário de máquinas e implementos é o mesmo desde 2013.

Para conferir o estudo completo e as tabelas de custos de produção desta região, acesse a edição de junho da Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
custos de produção
especial hortaliças
estimativa de custos
Hortifruti Brasil
painel de tomate
tomate
tomate Mogi Guaçu