×
Maçã
Junho 3, 2016
Da doçura das maçãs à acidez das tangerinas
Vendas de maçãs estiveram mais lentas devido à concorrência com as frutas cítricas

Por Isabela Costa e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
Da doçura das maçãs à acidez das tangerinas Ver fotos

O mercado de maçã seguiu estável na semana de 30/05 a 03/06, e para alguns classificadores consultados pelo Hortifruti/Cepea, um pouco travado. As perspectivas não são muito animadoras: o preço não deve aumentar significativamente nas próximas semanas. Isso porque o aumento da oferta de frutas cítricas neste período do ano pressiona a comercialização das maçãs, que concorrem principalmente com as tangerinas, como a bergamota e poncã. No entanto, um alívio para maleicultores é que a safra da tangerina paulista está menor a cada ano e deve durar até o final de junho/início de julho, sem perspectivas de pico de safra.

Apesar da menor oferta da fruta cítrica, e maiores preços em 2016, recorde desde 1996 em termos nominais, a tangerina ainda tem um preço mais atrativo que o da maçã para os consumidores finais. Neste cenário, os preços da maçã recuaram levemente na semana de 30/05 a 03/06, sendo que a gala graúda Categoria 1 foi cotada em média a R$ 92,00/cx de 18 kg na Ceagesp.

Fonte: Hortifruti/Cepea

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
bergamota
concorrência
Maçã
mercado
ponca
preço
tangerina
vendas