×
Citros
Maio 25, 2018
CITROS/CEPEA: Paralisação afeta abastecimento de cítricos
Com menor volume de pera em SP, cotação sobe

Por Caroline Ribeiro e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CITROS/CEPEA: Paralisação afeta abastecimento de cítricos Ver fotos

Piracicaba, 25 – As vendas de laranja de mesa estiveram desaquecidas nesta semana, tanto devido ao clima mais frio em São Paulo quanto à dificuldade de transporte e abastecimento. Por conta da greve nacional dos caminhoneiros, que se iniciou na segunda-feira, 21, parte das frutas colhidas permaneceu nos veículos paralisados nas estradas – principalmente as que tinham outros estados como destino.

Neste cenário, produtores optaram por interromper a colheita de cítricos nesta semana (21 a 25/05), no intuito de evitar prejuízos. A comercialização, portanto, se limitou a frutas remanescentes da colheita do fim de semana passado e, basicamente, ao mercado regional. Assim, a média da pera no período foi de R$ 27,80/cx de 40,8 kg, na árvore, aumento de 3,1% frente ao anterior.

A paralisação também impactou o mercado de lima ácida tahiti. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, compradores estiveram receosos em adquirir a fruta e não recebê-la, enquanto produtores temiam ser prejudicados pela dificuldade de escoamento. Nesta semana, a média de comercialização da fruta foi de R$ 40,58/cx de 27 kg, colhida, queda de 16,2% em relação à semana passada – essa baixa, porém, se deve a um reajuste frente aos elevados patamares de semanas anteriores. Para os próximos dias, caso o volume disponível de tahiti em São Paulo se reduza ainda mais, os preços podem reagir.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
abastecimento de frutas
Cepea
citricultura
citros
cotação
greve dos caminhoneiros
preço de tahiti
preços de citros
vendas de laranja