×
Citros
Setembro 19, 2017
CITROS/CEPEA: Furacão Irma deve causar danos à citricultura da FL
Pomares locais registram queda de frutos e alagamento do solo

Por Caroline Ribeiro e Fernanda Geraldini
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CITROS/CEPEA: Furacão Irma deve causar danos à citricultura da FL Ver fotos

Piracicaba, 19 – O furacão Irma, que atingiu o estado norte-americano da Flórida na manhã do domingo, 10, com intensidade 4 (a segunda maior na escala Saffir-Simpson), deve causar danos significativos à produção do maior estado citrícola dos Estados Unidos. Por ter alcançado uma área ampla, todas as praças produtoras de citros devem ter algum impacto, com maior intensidade nas regiões central e sudoeste.

Ainda não há estimativas oficiais dimensionando o impacto do Irma, mas notícias divulgadas na mídia indicam danos entre 10% e 80%, dependendo da área e da variedade. Conforme noticiado na imprensa internacional, foram registradas quedas de laranjas e de árvores, quebra de galhos e alagamento do solo em pomares citrícolas da Flórida. Agências de notícia também têm divulgado declarações de produtores locais que estimam US$ 1,2 bilhão em prejuízos na produção agrícola, que inclui, além de citros, cana-de-açúcar, tomate, feijão verde, pepino e outras.

MARIA – Um novo fenômeno está nos radares do National Hurricane Center – o segundo a atingir o Caribe apenas neste mês. Com intensidade 5 até a manhã desta terça-feira, 19, o furacão Maria já atingiu a Ilha de Martinica e hoje passa por Dominica (onde as perdas já são consideradas generalizadas).

A rota do furacão indica que ele deve seguir para as Ilhas Virgens e Porto Rico, a uma velocidade de 260 km/h – mas outras localidades, como Guadalupe, Barbuda, República Dominicana e Bahamas já estão em alerta. Conforme noticiado na imprensa, especialistas acreditam que o Maria possa ser tão devastador quanto o Irma (e o pior a atingir o Caribe na última década). A princípio, a rota indica que o fenômeno não deve chegar aos Estados Unidos.

Reprodução: National Hurricane Center

Reprodução: El País

Fonte: ABC News, National Hurricane Center, Fresh Plaza

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
citricultura dos EUA
citros
flórida
furacão Irma
furacão Maria
laranjas dos EUA
produção da Flórida