×
Citros
Setembro 5, 2017
CITROS/CEPEA: Furacão Irma atinge categoria 5
Fenômeno pode chegar à Flórida, maior estado produtor de laranja dos EUA, no sábado (09)

Por Caroline Ribeiro
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CITROS/CEPEA: Furacão Irma atinge categoria 5 Ver fotos

Piracicaba, 05 – Duas semanas após a passagem do furacão Harvey pelos Estados Unidos, mais um fenômeno de grande intensidade se encaminha na direção oeste do Oceano Atlântico. Segundo o jornal The Ledger, os locais que já tiveram estado de emergência declarado foram as ilhas do Caribe, Índias Ocidentais, Ilhas Virgens Britânicas e Americanas, Porto Rico e a costa leste dos Estados Unidos – principalmente o estado da Flórida, maior produtor de laranja dos EUA.

De acordo com o National Hurricane Center, o furacão Irma atingiu, na manhã desta terça-feira (05), a categoria 5 na escala Saffir-Simpson (quando os ventos ultrapassam os 251 km/h). Assim, autoridades locais têm alertado que a tempestade pode causar fortes chuvas, deslizamentos, inundações, interrupções de eletricidade, além de ondas de até sete metros.

Na costa leste norte-americana, os residentes foram orientados a monitorar o progresso do fenômeno, para o caso de se direcionar, além da Flórida, aos estados da Geórgia ou Carolinas do Norte e Sul. Conforme o Centro, o fenômeno pode chegar aos EUA neste sábado (09), mas ainda é cedo para estimar o caminho exato, a intensidade e seus efeitos.

SAFRA DA FL - Atualmente, os pomares da Flórida estão com os frutos formados e em período de enchimento – a previsão é de início da colheita em meados de outubro. Neste período, furacões podem aumentar a taxa de queda dos frutos e, em caso de grande intensidade de ventos, derrubar as árvores.

Na Bolsa de Nova York, os contratos de suco de laranja concentrado e congelado, com vencimento em novembro, já operavam em alta de cerca de 760 pontos nesta manhã, a US$ 2096,65/tonelada.

Fonte: The Ledger e National Hurricane Center

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
citricultura dos EUA
clima
flórida
furacao
Irma
pomares de laranja
tempestade