×
Tomate
Outubro 21, 2016
Chuvas afetam tomate no RS...
... e em Mogi Guaçu

Por Jair Jr., Marina Camargo, Lenise A. Molena e Larissa Pagliuca
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
Chuvas afetam tomate no RS... Ver fotos

Em Caxias do Sul (RS), as intensas precipitações prejudicaram a as lavouras de tomate pois, segundo produtores, as fortes chuvas machucaram a folhagem do tomateiro, deixando os pés mais vulneráveis à incidência de bactérias. Além disso, a água acumulada no solo poderá comprometer o crescimento radicular e o desenvolvimento do tomate, principalmente nas lavouras localizadas nas partes mais baixas. Estas áreas representam cerca de 10% da área total de tomate cultivada em Caxias e praticamente já finalizaram o transplantio – as plantas estão em estágio mais avançado de desenvolvimento. Nas lavouras localizadas nas regiões mais altas, o transplantio inicia este mês e o planejamento inicial era transplantar 60% da área somente em outubro. Porém, com o excesso de chuva as atividades podem ter um pequeno atraso. Segundo a Somar Meteorologia, o acumulado entre segunda e quinta (17 a 20) foi de 233,1 mm em Caxias do Sul (RS), onde algumas roças de pequenos produtores foram totalmente prejudicadas.

Também choveu forte na região de Mogi Guaçu, na última quinta- feira, 20.  Porém, como este é o último mês de colheita, os prejuízos nas lavouras de tomate foram baixos. Para a próxima semana são esperadas mais chuvas, com estimativa de 84 mm acumulados, mas a maior parte da colheita já terá sido finalizada.  

Fonte: Hortifruti/Cepea

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Caxias do Sul
chuva
cotação
cotações
Mogi Guaçu
preço
preço do tomate
prejuízos tomate
safra de tomate
tomate