×
Cenoura
Janeiro 16, 2018
CENOURA/CEPEA: Safra de verão 2017/18 pode ter boa rentabilidade
Valores podem cobrir os custos de produção

Por Caio Torquato e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Safra de verão 2017/18 pode ter boa rentabilidade Ver fotos

Piracicaba, 16 – A previsão para a área da safra de verão 2017/18 de cenoura é de recuo de 2,2% frente à anterior, considerando-se todas as regiões produtoras. O motivo foi, principalmente, a saída de produtores do Cerrado Mineiro, que haviam optado pelo plantio de cenoura como segunda cultura em 2016.

Os preços baixos da safra de verão anterior (2016/17) também desestimularam a manutenção dos investimentos na raiz. A região com diminuição mais expressiva é a de Irecê (BA), de 14,3%, contabilizando 600 hectares.

Além dos resultados insatisfatórios no ano passado, produtores saíram do setor também pela crise hídrica, que vem prejudicando a produção de cenoura, aumentando os custos. Nos demais estados (Minas Gerais, Goiás e Paraná), o clima preocupa produtores, especialmente quanto à disponibilidade de água no período de plantio e ao desenvolvimento das raízes.

A expectativa inicial é de boa produtividade devido às chuvas a partir de outubro, assim como ocorreu na última temporada. Durante boa parte daquele período, a produtividade foi satisfatória, com média de 50,8 t/ha na região de São Gotardo (MG). 

Quanto à rentabilidade, a expectativa é de melhores resultados se comparados aos da safra de verão anterior (2016/17), com possibilidade de os valores cobrirem os custos de produção. Porém, o clima será decisivo para determinar a oferta e, consequentemente, os resultados aos produtores, visto que haverá pouca variação na área.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
área de cenoura
produção de cenoura
produtividade
rentabilidade
safra de verão 2017/18 de cenoura