×
Cenoura
Outubro 25, 2017
CENOURA/CEPEA: Preço deve se manter acima dos custos em MG
Queda de área e menor produtividade valorizam cenouras da safra de inverno

Por Caio Torquato e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Preço deve se manter acima dos custos em MG Ver fotos

Piracicaba, 25 – A expectativa é de que os preços da cenoura em São Gotardo (MG) continuem acima dos custos de produção até o fim deste mês, uma vez que a área colhida não apresentou grandes alterações. As baixas temperaturas durante o plantio e o desenvolvimento (julho e agosto), e o tempo seco nos últimos meses afetaram o crescimento secundário das raízes, reduzindo a produtividade e, consequentemente, a oferta. Se as chuvas não retornarem com maior intensidade nos próximos dias, o rendimento no campo pode continuar limitado e a disponibilidade, controlada.
 
Nesta safra de inverno, as cotações registram patamares acima dos custos de produção, em função da queda significativa de 16,6% na área de São Gotardo e da menor produtividade naquela região. De julho a setembro deste ano, os preços médios da cenoura lavada foram de R$ 18,50/cx de 29 kg, 21% acima do mesmo período de 2016. Especificamente em setembro/17, os valores fecharam a R$ 12,94, 29% dos custos.
 
Já neste mês de outubro, mesmo com a melhor produtividade, a valorização das raízes manteve a rentabilidade média dos produtores de São Gotardo positiva, uma vez que os custos unitários recuaram. Além disso, mesmo com o maior volume de chuvas registrado neste mês, nem todas as áreas afetadas se recuperaram. Com isso, mesmo com leve aumento da oferta – impulsionado por melhores condições climáticas – a disponibilidade de cenouras permanece reduzida.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cenoura
cenoura São Gotardo
MG
oferta
produção de cenoura
produtividade