×
Cenoura
Dezembro 23, 2016
CENOURA/CEPEA: Área deve ser mantida na safra de verão 2016/17
Aventureiros não devem produzir na temporada

Por Isabela Santos
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Área deve ser mantida na safra de verão 2016/17 Ver fotos

Os preparativos de cenoura para a safra de verão 2016/17 foram iniciados em setembro, exceto em Caxias do Sul (RS), onde o plantio normalmente ocorre a partir de outubro, devido à diferenciação nas sementes de acordo com o clima. A expectativa é de manutenção da área destinada ao cultivo na temporada frente à 2015/16. Em São Gotardo (MG), Cristalina (GO) e Caxias do Sul, mesmo com os prejuízos na safra de inverno 2016, não houve diminuição dos investimentos. Em Marilândia do Sul (PR), ainda pode haver um pequeno aumento das lavouras com a aquisição de novos lotes de terras por parte de alguns produtores. Agricultores de Irecê (BA), por sua vez, devem aguardar o andamento da safra e o resultado de outras culturas para manter ou não a área de cultivo com cenoura.

Os “aventureiros” que entraram no mercado na temporada de inverno não deverão produzir no verão. Quanto ao clima, não são previstas as chuvas volumosas e constantes de 2015 nesta temporada, favorecendo a produtividade nas lavouras. Assim, as cotações podem ser menores que as registradas no verão passado. Com as chuvas mais moderadas, casos de doenças também foram menos frequentes até o início de dezembro, embora a falta dela preocupe produtores baianos.

Leia mais sobre as projeções de cenoura em https://www.hfbrasil.org.br/br/estatistica/cenoura.aspx.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
2016/17
área
cenoura
Cepea
HF Brasil
HFBrasil
Hortifruti Brasil
safra
verão