×
Cenoura
Julho 18, 2018
CENOURA/CEPEA: Após queda no início de julho, preços reagem em MG
Final da safra de verão e início de mês colaboraram para a alta

Por Eduarda Pinheiro e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CENOURA/CEPEA: Após queda no início de julho, preços reagem em MG Ver fotos

Piracicaba, 18 – Na região de São Gotardo (MG), a produtividade e a qualidade das cenouras estiveram satisfatórias nos últimos meses, devido ao clima favorável para a produção (frio e seco). A média de produção, em junho, foi de 78 t/ha, aumento de 12,5% em relação ao mês anterior. Este cenário fez com que a oferta se elevasse a partir da segunda semana de junho, ocasionando excesso de mercadoria na região.

Deste modo, os preços foram bastante baixos na primeira semana de julho – a caixa de 29 kg da cenoura "suja" obteve média de R$ 5,20 em São Gotardo. Devido aos baixos valores e pouca demanda, parte das raízes do tipo "A" e "G" foram descartadas, uma vez que a cenoura do tipo "AAA" – padrão de mercado – apresenta melhor procura frente às demais.

Contudo, após o início do mês com preços baixos, os valores se elevaram em 164% a partir da segunda semana e as raízes foram vendidas a R$13,75/cx, em média. O principal motivo para a alta nas cotações foi a finalização da safra de verão, que reduziu a quantidade de raízes disponíveis no mercado, devido à transição entre a temporada de verão e a de inverno. Além disso, segundo colaboradores, o período de recebimento de pagamentos também contribuiu para melhor saída das cenouras.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cenoura
cenoura São Gotardo
Cepea
oferta de cenoura
preços de cenoura
produção de cenoura
produtividade