×
Cebola
Outubro 19, 2017
CEBOLA/CEPEA: Safra de superprecoces tem início em Irati
Colheita deve seguir até janeiro/18

Por Beatriz Papa Casagrande e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Safra de superprecoces tem início em Irati Ver fotos

Piracicaba, 19 – Alguns produtores de Irati (PR) devem iniciar, já no final deste mês, a colheita das cebolas de cultivar superprecoce, que representam 20% da área total. Entretanto, o volume ainda será baixo em outubro, com previsão de aumento para novembro.

O plantio na praça paranaense foi encerrado em agosto, porém, cerca de 10% a 15% da área teve de ser replantada, devido aos problemas com a falta de água em setembro e com o excesso de chuvas no início do semeio. Desse modo, a produção por hectare estimada para esta temporada deve diminuir frente à passada, e um maior volume de cebolas de classificação caixa 2 (menor calibre) é esperado. 

Além disso, também foram relatados problemas com a "mosca da cebola", uma praga que favorece o ataque de fitopatógenos e o apodrecimento da planta. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, o aparecimento desse inseto é comum no período de desenvolvimento dos bulbos, mas a proliferação da mosca não teve grande impacto nas lavouras desta temporada.

Quanto à colheita em Irati, deve seguir até janeiro, e a comercialização, até abril.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
cebola superprecoce
Irati (PR)
oferta
previsão de colheita
produção de cebola
qualidade