×
Cebola
Novembro 8, 2017
CEBOLA/CEPEA: Ituporanga pode registrar perda de até 20% na safra
Clima impacta produtividade local

Por Beatriz Papa Casagrande e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Ituporanga pode registrar perda de até 20% na safra Ver fotos

Piracicaba, 08 – A safra de cebola em 2017/18 da região de Ituporanga (SC), que se iniciou nesta semana (06 a 10/11), pode ter perda de até 20% na produtividade média. A expectativa de quebra de safra pode ser justificada pela estiagem de 40 dias durante o desenvolvimento dos bulbos e pelas altas temperaturas, que não são tradicionais na praça. Além disso, o mês de outubro foi marcado por temperaturas mais amenas – e essa elevada amplitude térmica pode resultar em maior quantidade de bulbos de menor calibre (caixa 2). 

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a grande incidência de tripes na região resultou no aparecimento de um vírus que não era registrado há muito tempo no País. A doença afetou algumas lavouras e pode reduzir a produtividade, devido ao subdesenvolvimento dos bulbos e danos às folhas. A comercialização da hortaliça na praça sulista começou nesta semana e deve seguir até maio/18.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
clima
desenvolvimento
impactos do clima
Ituporanga
produção de cebola
produtividade
qualidade
tripes