×
Cebola
Dezembro 7, 2017
CEBOLA/CEPEA: Início da safra 2017/18 do Sul não é animadora aos produtores
Elevada oferta nacional tem desvalorizado o bulbo nas últimas semanas

Por Beatriz Papa Casagrande e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Início da safra 2017/18 do Sul não é animadora aos produtores Ver fotos

Piracicaba, 07 – A safra do Sul, tradicionalmente, se inicia em novembro e a oferta se intensifica a partir de dezembro. Contudo, neste ano, o volume colhido no Nordeste foi superior ao esperado para o período e o bulbo se desvalorizou nas últimas semanas. 

O motivo para a maior oferta nacional de cebola é que boa parte dos produtores nordestinos concentrou a colheita da temporada do segundo semestre nestes meses e as produtividades das regiões de Irecê (BA) e Vale do São Francisco estão favoráveis. Esse cenário resultou no acúmulo de oferta das safras do Sul e Nordeste – que coincidiram e elevaram significativamente o volume nacional, ocasionando queda nas cotações de todo o País. 

A expectativa dos cebolicultores é de que a oferta nordestina se reduza nas próximas semanas, com isso, o volume nacional pode se normalizar e a rentabilidade dos produtores do Sul, melhorar. Para esta safra 2017/18 é esperado um recuo da área destinada ao plantio da hortaliça, podendo contribuir para uma menor oferta. Além disso, a produtividade pode ser menor, uma vez que o clima durante o desenvolvimento ficou muito seco e prejudicou o crescimento das cebolas, o que pode afetar o volume disponível para comercialização durante a temporada.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
cebola do Sul
oferta nacional de cebola
preços
produção de cebola
produtividade
redução de área