×
Cebola
Janeiro 29, 2018
CEBOLA/CEPEA: Importações recuam em 2017
Europa segue como principal fornecedora dos bulbos ao BR

Por Beatriz Papa Casagrande e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Importações recuam em 2017 Ver fotos

Piracicaba, 29 – Pelo terceiro ano consecutivo, a Europa foi a principal fornecedora de cebolas ao Brasil no ano passado. No primeiro semestre de 2017, as importações registraram um total importado de 54 mil toneladas, segundo a Secex, volume acima do esperado, sendo que 30 mil toneladas vieram da Europa e 22 mil t, da Argentina.

No geral, o total adquirido foi bem menor que o do mesmo período de 2016, cerca de 66% de redução, quando foram importadas 171 mil toneladas. Vale lembrar que, no ano passado, houve quebra de safra no Sul do Brasil e na Argentina, o que elevou a demanda por cebolas estrangeiras.

Mesmo com menor volume importado em 2017, a entrada de cebolas contribuiu para o aumento da oferta, que foi bastante elevada no País, inibindo uma valorização dos bulbos no primeiro semestre. Geralmente, na segunda parte do ano não há grandes aquisições de cebolas, uma vez que a oferta nacional é suficiente para abastecer o mercado doméstico. Já a partir de agosto, se inicia a nova safra da Europa, porém, não houve significativas negociações para a entrada de bulbos internacionais no segundo semestre de 2017, e a tendência é de que as compras permaneçam baixas.

Para 2018, a decisão dos importadores em trazer (ou não) as cebolas da Europa, irá depender do comportamento dos preços. Segundo colaboradores, não há expectativa de importar novamente um volume significativo no primeiro semestre, visto a desvalorização do bulbo nacional nos últimos três anos e a boa produção do Sul.

Fonte: hfbrasil.org.br e Secex

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
importações
mercado internacional
Oferta de cebola