×
Cebola
Maio 4, 2018
CEBOLA/CEPEA: Feriado e colheita adiantada em MG pressionam cotação
Para aproveitar bons preços, alguns produtores mineiros retiraram a cebola antes do período ideal de maturação

Por Andrea Cimino, Beatriz Papa Casagrande e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Feriado e colheita adiantada em MG pressionam cotação Ver fotos

Piracicaba, 04 - Nesta semana (30/04 a 04/05) a cebola se desvalorizou em todas as praças acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea. Um dos motivos da queda pode ser explicado pela colheita antecipada de alguns produtores do Triângulo Mineiro, que retiraram a hortaliça da roça antes do período necessário de maturação para aproveitar preços altos, resultando em um leve aumento na oferta. Além disso, o recesso do Dia do Trabalhador (1º de maio) impactou a demanda pela hortaliça e desacelerou as negociações. A média dos preços em Irecê (BA) fechou nesta semana em R$ 2,85/kg, 10,9% de queda em relação à semana anterior.

Mesmo com a queda, os preços continuam satisfatórios, com média 4 vezes superior à estimativa de custo de produção (R$ 0,57/kg). Ademais, a safra de Ituporanga (SC) deve encerrar a comercialização na próxima semana e o Nordeste ainda está com pouca cebola – o aumento na oferta está previsto para ocorrer a partir da segunda quinzena de maio. Com isso, a expectativa dos produtores é que os preços se mantenham nas próximas semanas.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
cebola
cotação
preço
produção