×
Cebola
Maio 24, 2018
CEBOLA/CEPEA: Após explosão de preços, maior volume pressiona cotações
Necessidade de importação foi maior neste ano

Por Andrea Cimino, Beatriz Papa Casagrande e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
CEBOLA/CEPEA: Após explosão de preços, maior volume pressiona cotações Ver fotos

Piracicaba, 24 – A quebra da produtividade de cebolas da safra 2017/18 no Sul, por conta de condições climáticas adversas, resultou em uma expressiva diminuição de volume de bulbos no País – visto que a região é a principal fornecedora nacional da hortaliça entre novembro e maio. Desse modo, a necessidade de importação foi maior neste ano.

Somado a esse cenário, as chuvas do início do ano, na região de Irecê (BA), prejudicaram o desenvolvimento das cebolas nordestinas, o que ocasionou uma menor produtividade para o início da colheita nesta praça. Isto resultou em menor volume nacional, impulsionando os preços em todo o Brasil.

Contudo, com o início da colheita no Triângulo Mineiro e da safra de bulbinhos em São Paulo (Divinolândia e Piedade), o nível de oferta de cebola subiu levemente e as cotações estão sendo pressionadas nesta segunda quinzena. Mesmo com o aumento da oferta, os preços ainda permanecem altos, proporcionando rentabilidade positiva aos produtores de cebola.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
Cepea
clima
Oferta de cebola
preços
produtividade
safra de cebola
safra do Sul cebola