×
Batata
Julho 24, 2018
BATATA/CEPEA: Sudoeste Paulista intensifica colheita da safra das secas
Região tem concentrado o calendário de colheita no segundo semestre

Por Heitor Inácio, Lenise Molena e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BATATA/CEPEA: Sudoeste Paulista intensifica colheita da safra das secas Ver fotos

Piracicaba, 24 – A colheita de batata da safra das secas na região do Sudoeste Paulista se iniciou aos poucos em junho – sendo que a área colhida e a produtividade não foram elevadas, devido ao forte calor e às chuvas, ocorridas entre fevereiro e março. Esse cenário reforça a dificuldade relatada por produtores em produzir a batata entre maio e junho.

Diante disso, o Sudoeste tem concentrado cada vez mais o calendário de colheita no segundo semestre. Vale lembrar que, neste ano, os produtores que arriscaram a plantar entre fevereiro e março tiveram problemas como o surgimento de canela-preta, que comprometeu a produtividade das primeiras batatas colhidas.

Já as áreas cultivadas a partir de março registram produtividade em recuperação, visto que, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, o clima foi muito bom ao desenvolvimento das lavouras e não há pressão tão grande de doenças ou de pragas – embora alguns produtores tenham relatado dificuldade no controle da larva-alfinete.

Com o clima propício registrado no outono e no início do inverno – calor durante o dia e frio à noite – a safra de batata no Sudoeste Paulista deve ser satisfatória no segundo semestre. Na parcial de julho (1º a 20), os preços da batata ágata especial beneficiada estão na média de R$ 37,73/sc de 50 kg.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
batata
batata Sudoeste Paulista
Cepea
colheita de batata
oferta de batata
preços de batata
safra das secas