×
Batata
Maio 14, 2018
BATATA/CEPEA: Safra das águas termina com rentabilidade próxima aos custos
No início da safra, preços estavam mais atrativos

Por Heitor Inácio, Lenise Molena e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BATATA/CEPEA: Safra das águas termina com rentabilidade próxima aos custos Ver fotos

Piracicaba, 14 – A colheita da safra das águas 2017/18 está praticamente encerrada. A temporada teve preço médio de R$ 45,66/sc de 50 kg entre dezembro e abril, valor 2,4% acima dos custos de produção, que fecharam em R$ 44,55/sc no mesmo período.

No início da safra (dezembro e janeiro), os preços estavam mais atrativos, devido à maior redução de área na temporada das águas. Apesar disso, alguns produtores não conseguiram cobrir os custos de produção, pois o excesso de chuvas durante o plantio reduziu a produtividade e a qualidade, principalmente no Paraná e no sul de Minas Gerais – produtores da Chapada Diamantina (BA) e de Guarapuava (PR) conseguiram um bom retorno financeiro no período.

Já entre fevereiro e maio, quando o Cerrado Mineiro, Guarapuava e Água Doce são as principais regiões que abastecem o mercado, o preço recuou, visto que, nesse período, a redução de área foi pequena. Além dos valores pouco atrativos, alguns bataticultores que colheram nessa época também tiveram problemas na produção, o que elevou os custos. As chuvas reduziram a qualidade em muitas praças e influenciaram a alta incidência de nematoides no Cerrado Mineiro.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
batata
Cepea
custos de produção de batata
preços de batata
produção de batata
rentabilidade
safra das águas de batata