×
Batata
Janeiro 29, 2018
BATATA/CEPEA: Preços variam conforme a qualidade
Problemas com a produtividade elevam custos de produção unitários

Por Heitor Inacio, Lenise A. Molena e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BATATA/CEPEA: Preços variam conforme a qualidade Ver fotos

Piracicaba, 29 – O clima mais chuvoso na safra das águas deste ano, frente à do ano passado, vem resultando em grande amplitude dos preços de batata – situação típica do período. Os maiores problemas são com os tubérculos das regiões de Curitiba (PR) e Sul de Minas Gerais – que, coincidentemente, registram as menores médias de preço do mês. Na Chapada Diamantina (BA), o cenário é oposto, devido à boa qualidade dos produtos e à logística local, que facilita as vendas, principalmente no Norte e Nordeste do País.

Além da questão dos preços, há, também, problemas com a produtividade (por conta do excesso de chuvas e de dificuldades no manejo), o que eleva ainda mais os custos de produção unitários e acentua as perdas em termos de rentabilidade. Tal situação deixou o mercado em dois patamares: os que estão obtendo um bom lucro, como a Chapada Diamantina (em destaque das demais), São Mateus do Sul (PR), Guarapuava (PR), Água Doce (SC) e Cerrado de MG, e os que estão com dificuldades em se manter acima dos custos de produção, como Sul de Minas e a região metropolitana de Curitiba.

Vale destacar, que além da amplitude de preços entre as praças (em função da qualidade), dentro de cada uma também há produtores com resultados positivos e negativos. Em Curitiba, por exemplo, em alguns dias de janeiro, o preço variou de R$ 40,00/sc de 50 kg a R$ 75,00/sc ao produtor.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
batata
chuvas
clima
custos de produção
preços
produção de batata
produtividade de batata
qualidade da batata
rentabilidade