×
Batata
Abril 10, 2018
BATATA/CEPEA: Com falta de água, área pode recuar ainda mais na BA
Barragem da região está com apenas 5,2% da capacidade

Por Heitor Inacio, Lenise A. Molena e João Paulo Deleo
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BATATA/CEPEA: Com falta de água, área pode recuar ainda mais na BA Ver fotos

Piracicaba, 10 – O volume de chuva na Chapada da Diamantina (BA) continua baixo nestes primeiros meses de 2018 e, com isso, produtores estimam que pode haver redução do cultivo de batata na região – ainda mais acentuada do que a prevista, totalizando menos da metade da produção do ano passado (que já teve uma queda de 50% em área frente a 2016).

O período de chuvas na região é de outubro a março, sendo que o acumulado foi de apenas 636 mm (out/17 a mar/18), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), insuficiente não apenas para recuperar o volume dos reservatórios, como também para manter o ideal do período tipicamente chuvoso. Até fevereiro, a barragem de Baraúnas estava com 5,2% da capacidade. 

De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, é possível que a partir de maio, os produtores deixem de cultivar batata na região, com possibilidade de retorno a partir dos meses em que as chuvas ocorrem. Apesar da falta de água, a qualidade da batata que vem sendo ofertada no local é satisfatória, assim como a produtividade, que ficou na média de 55 t/ha no último mês.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
batata
batata Chapada da Diamantina
Cepea
chuvas
clima
cultivo
plantio de batata
produção de batata
produtividade