×
Banana
Setembro 19, 2017
BANANA/CEPEA: Mesmo com maior custo, rentabilidade deve ser positiva em SP
Bananicultores do Vale do Ribeira têm gastos fixos que encarecem a produção

Por Giulia Rodrigues e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Mesmo com maior custo, rentabilidade deve ser positiva em SP Ver fotos

Piracicaba, 19 – O Vale do Ribeira (SP) é a região produtora de banana consultada pelo Hortifruti/Cepea que apresenta maior área de média/alta tecnificação, com cerca de 25.000 hectares. Apesar de não apresentar novos registros de crescimento, manter esta área de produção tem se tornado mais caro a cada ano. 

Mas, mesmo que os custos de produção da prata e da nanica tenham aumentado nos últimos anos, segundo produtores, ainda é vantajoso investir na produção no Vale do Ribeira. A rentabilidade unitária na região tem sido positiva e os preços devem ficar acima dos custos na média de 2017. 

De janeiro a agosto, os valores recebidos por produtores pela nanica e pela prata litoral estiveram 75% e 53%, respectivamente, acima dos gastos estimados por produtores para cobrir os custos de um quilo da fruta.

Bananicultores do Vale do Ribeira têm gastos fixos que encarecem a produção, como pulverizações e trato cultural, que não precisam ser realizados com tanta frequência em outras localidades. Além disso, os cachos acabam sendo bastante impactados pelo inverno e exigem cuidado extra. Além destes, outros fatores também influenciam nos custos de produção, como o valor da terra e da mão de obra.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
banana
banana nanica
banana prata litoral
custos de produção
produção de banana
rentabilidade
Vale do Ribeira