×
Banana
Outubro 11, 2017
BANANA/CEPEA: Área de banana em MG é limitada pela restrição hídrica
ANA recomenda a suspensão de novos investimentos na região

Por Giulia Gobbo e Letícia Julião
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
BANANA/CEPEA: Área de banana em MG é limitada pela restrição hídrica Ver fotos

Piracicaba, 11 – A crise hídrica, que persiste nos últimos anos, impossibilitou a recuperação do volume do Rio São Francisco. E, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), ele atingiu o nível mais baixo de sua história em 2017. Mesmo com a suspensão do uso de água para a irrigação em um dia da semana, a recuperação do volume do Rio São Francisco não tem sido proporcional ao consumo. 

Assim, por recomendação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), novos plantios foram temporariamente suspensos na etapa 1 do projeto, composta por pequenos produtores. Na área empresarial, que contempla 19,3 mil hectares de médio e grande porte (e possui destaque para o cultivo de banana), produtores também decidiram acatar a recomendação.

Segundo bananicultores consultados pelo Hortifruti/Cepea, o projeto de irrigação que abastece os produtores de Jaíba, no Norte de Minas Gerais, é de suma importância para a bananicultura local, e o racionamento de água estabelecido na região já impactou diretamente na produtividade. Além disso, o custo de produção aumentou, o que já pode ser percebido nos centros consumidores do estado. 

Deste modo, a área destinada à produção de banana no Norte de Minas Gerais, que deve permanecer sem alteração neste ano frente a 2016, não deve aumentar, ainda, no início de 2018. Novos investimentos da região dependem, principalmente, das precipitações esperadas para este verão.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
abastecimento
banana
banana Jaíba
banana MG
crise hídrica
falta de água
produção de banana
rio São Francisco