×
Alface
Outubro 11, 2017
ALFACE/CEPEA: Retorno das chuvas pode estimular transplantio em outubro
Demanda por folhosas também pode aumentar neste mês

Por Lívia da Silva e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ALFACE/CEPEA: Retorno das chuvas pode estimular transplantio em outubro Ver fotos

Piracicaba, 11 – A demanda por alfaces pode crescer gradualmente neste mês, devido às temperaturas mais altas. Em setembro, já houve certa elevação dos pedidos de alfaces nas regiões de Ibiúna (SP) e Mogi das Cruzes (SP), porém, os preços não reagiram de maneira significativa, visto que a oferta ainda é elevada e a procura é baixa nas regiões. 

O preço da crespa foi de R$ 7,74/cx com 20 unidades em Ibiúna, aumento de aproximadamente 8% em setembro frente a agosto. Em Mogi das Cruzes a americana teve cotação média de R$ 7,60/cx com 12 unidades, queda de cerca de 14%. 

O clima seco na primeira quinzena de setembro aumentou a produtividade, pressionando as cotações. Nesse cenário, alguns produtores reduziram o transplantio. Se por um lado a falta de chuva auxilia o bom desenvolvimento das alfaces, por outro, o risco de faltar água para a irrigação deixou parte dos produtores apreensivos, levando à redução do plantio, principalmente em Mogi das Cruzes, onde o volume de precipitação é menor. 

Na segunda quinzena de setembro houve falta d’água nos tanques e reservatórios de parte das lavouras de Mogi, o que prejudicou a produção. Além disso, o problema foi ainda mais agravado em decorrência do calor intenso, pois faz com que seja necessário realizar a irrigação várias vezes durante o dia. 

Contudo, apesar dos problemas com a seca, ocorreram precipitações entre a última semana de setembro e a primeira semana de outubro em ambas as regiões, o que pode contribuir para amenizar a situação. Historicamente, outubro tende a ser um mês com um nível de precipitações superior a setembro, segundo a Climatempo, elevando a disponibilidade de água para irrigação e recuperando o transplantio.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alface
alface SP
clima
oferta
produção de alface
produtividade
Transplantio