×
Alface
Janeiro 18, 2018
ALFACE/CEPEA: Apesar da baixa qualidade, clima não eleva perdas nas roças
Em SP, folhosas foram afetadas por mela e queima de miolo

Por Lívia da Silva e Marina Marangon
Compartilhar
+ Mais opções
  • Facebook
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
ALFACE/CEPEA: Apesar da baixa qualidade, clima não eleva perdas nas roças Ver fotos

Piracicaba, 18 – O período chuvoso, nesta primeira quinzena de janeiro, refletiu na qualidade das alfaces nas regiões de Ibiúna e Mogi das Cruzes (SP). Nestas praças produtoras, as folhosas foram afetadas, principalmente, por mela e queima de miolo.

Apesar disso, grande parte das alfaces pôde ser comercializada (mesmo com qualidade inferior), tornando menores as perdas nas roças, se comparadas às do mesmo período de 2017. Naquela ocasião, vale lembrar, descartes expressivos ocorreram nas lavouras, por conta das precipitações, somadas à exposição solar intensa e às altas temperaturas – que geralmente intensificam o surgimento de doenças e o apodrecimento das alfaces. Na safra 2017/18, entretanto, a grande quantidade de dias nublados tem contribuído para limitar as perdas.

Como as chuvas devem continuar frequentes na segunda quinzena de janeiro e no decorrer de fevereiro, porém, problemas de qualidade podem continuar surgindo. Este fator pode, inclusive, fazer com que os descartes se elevem nas próximas semanas.

Fonte: hfbrasil.org.br

A reprodução do nosso conteúdo só é permitida com a citação da hfbrasil.org.br como fonte. Para saber mais sobre nossa política de reprodução clique aqui

Tags
alface
chuvas
clima
folhosas
produção de alface
qualidade